segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Primeira Lei de Ohm

São elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a em energia térmica. Os resistores quando percorridos por corrente elétrica, dissipam energia elétrica, essa energia dissipada é transformada em energia térmica. Essa conversão de energia é chamada de efeito joule. Nas linhas de transmissão de energia elétrica essa conversão é indesejável, no entanto, nos ferros elétricos e nos aquecedores, por exemplo, essa transformação é importante para o cotidiano. Os resistores possuem diferentes valores de resistências e nos circuitos elétricos os resistores são representados da seguinte forma:

Lei de Ohm




Essa lei recebeu esse nome em homenagem a George Simon Ohm. Físico alemão, Ohm viveu entre os anos de 1787 e 1854. Em 1827 ele apresentou uma lei sobre a resistência dos condutores, lei essa que anos mais tarde ficou conhecida como Lei de Ohm. Ohm em seus experimentos demonstrou que a corrente elétrica, que circula em um resistor metálico, é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada nos terminais dele. Matematicamente a lei de Ohm pode ser escrita da seguinte forma:


V = R. i



Onde R é a resistência do material metálico. Resistência significa a dificuldade que o condutor apresenta à passagem de corrente elétrica. A unidade de potencial é o volt (V), da resistência é o ohm (Ω) e o da corrente é o ampère (A). A equação descrita acima é válida somente para os casos em que o valor do resistor é mantido constante, podendo somente a tensão e a corrente variar em proporções iguais. Nesses casos o resistor é chamado de resistor ôhmico. Caso a tensão e corrente não variem na mesma proporção, dizemos que o resistor que não obedece à lei de Ohm, sendo assim é chamado de resistor não-ôhmico.

2 comentários:

Jorge Dias disse...

Gosto muito deste tema
Sera k podes publicar mais sobre o tema da electricidade?

Jorge Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.