sexta-feira, 31 de agosto de 2007


Segundo um e-mail que rondou a internet nestes últimos dias, exatamente hoje, 27 de agosto de 2007, Marte estaria em máxima aproximação com a Terra e seria visível a olho nu do mesmo tamanho aparente da Lua Cheia. Infelizmente, como eu publiquei no dia 15 (veja post logo abaixo), Marte visível a olho nu por um observador aqui na Terra e do tamanho da Lua Cheia é uma grande bobagem pois trata-se de uma impossibilidade física.
Mesmo quando Marte se aproxima da Terra(*), o que acontece a cada 1,9 anos aproximadamente, ainda assim está tão longe que a olho nu é apenas um pontinho laranja no céu noturno a ponto de que, quem não conhece o céu, pensar que o planeta vermelho é uma estrelinha distante.
Mas eu estava aqui trabalhando, bastante concentrado, quando olhei pela janela e vi uma linda Lua laranja nascendo, quase da cor de Marte, contrastando com o céu azul escuro do final da tarde! E pensei: muita gente que leu o e-mail e acreditou no boato, vendo uma Lua dessas, vai achar que é o fenômeno acontecendo!
Mas não tem nada de errado. As leis da Física continuam valendo e funcionando muito bem. E é fácil explicar essa Lua alaranjada com jeitão de Marte. É que o céu por aqui, ao final da tarde, está bastante nublado, como se pode ver na foto acima. A serra, sempre linda e bem visível daqui da minha janela, quase sumiu. A névoa densa no horizonte filtrou a luz da Lua Cheia, roubando dela algumas cores (de freqüências mais altas) e deixando-a mais alaranjada do que o normal.
Mas ficou uma forte impressão de que a natureza queria brincar de hoax com a gente! Já que Marte não vai ficar com cara de Lua, que a Lua fique com cara de Marte! Pelo menos foi o que vimos daqui de São João da Boa Vista, interior de São Paulo...

0 comentários: